Livro de honra: o livro de mensagens aos noivos

Tags:

casamento
livro de honra
mensagens
noivos

Mantenham sempre vivas as palavras que recebem dos convidados no dia do casamento! Um jeito muito simples para tê-las sempre presentes na memória é passar no dia do casamento um livro de honra, também conhecido como livro de mensagem aos noivos. Ao passar os dias e anos de casados, folhearão as páginas, olhando para as frases e assinaturas, recordando os detalhes do dia do casamento.

Partilhar:

Local ideal

Usualmente a recepção é o local predileto para colocar o livro de honra, pois as pessoas estão mais descontraídas e com mais inspiração para escrever algumas palavras. Para tornar o livro de honra ainda mais atrativo, deem ênfase à mesa onde estará posicionado: coloquem-na em um local visível com um arranjo floral de muito impacto, chamando desta forma a atenção dos convidados. Complementem a mesa com molduras de fotografias relativas ao casamento dos pais, avós e de gerações passadas que considerarem apropriadas. Esta também é uma forma de homenagearem os familiares.

Incentivar os convidados

O livro de honra dos convidados não tem de estar apenas em um local da recepção. Passar o livro pelos convidados é uma ótima forma de incentivá-los a escrever. Peçam a um amigo que se encarregue dessa tarefa, levando o livro de mesa em mesa para que os convidados o assinem. Com o livro, passem diversas esferográficas para que os convidados sintam que não existe nenhum impedimento para escrever o que sentem. Ajudem os convidados a escrever! Peçam ao mestre da cerimônia que anuncie que vai ser passado o livro de honra, onde os convidados poderão escrever um poema, uma frase, um desenho, um conselho para uma vida a dois... desta forma todos irão contribuir para deixar o livro de memórias ainda mais especial.

Personalizar o livro de honra

O livro de honra existe em muitos tamanhos, formatos e em muitos tipos de papel. Podem adquiri-lo em qualquer papelaria, loja da especialidade, ou optarem por mandar fazer um personalizado, de acordo com o tema ou gostos pessoais. Na capa do livro de honra podem incluir a fotografia do casal, o convite de casamento, o monograma... Podem também incluir o monograma em todas as páginas, forrá-lo com tecido, usar fitas de cetim...

Captar o espírito do momento

Olhar para palavras escritas é comovente, mas se as palavras forem complementadas com imagens, será ainda melhor. Podem elaborar um livro de honra com imagens. Peçam a um amigo ou até ao fotógrafo  para tirar fotografias com uma câmara polaroide a cada convidado, em seguida o convidado poderá colar a imagem no livro e complementa-la escrevendo uma frase no livro ou até na própria fotografia. É uma forma excelente de recordar o espírito do casamento.

Deem indicações

Podem tornar o livro de honra mais específico, como por exemplo: colocar uma nota ao lado do livro, pedindo aos convidados para deixarem um conselho para a vida de casados.

Alternativa ao livro de honra

Uma óptima alternativa ao livro de honra dos convidados são os cartões individuais de mensagens. Em vez de um livro poderão providenciar pequenos cartões e envelopes, onde os convidados escrevem a sua mensagem, inserem-na dentro do envelope e colocam-no num recipiente. Estes cartões podem, mais tarde, ser incluídos num livro delineado à medida. Outra alternativa simples ou até complementar, será disponibilizarem apenas uma fotografia de ambos que apreciem, e pedirem aos convidados para a assinarem nas margens (10 a 15 centímetros) para que mais tarde a possam emoldurar com a bênção de todos.

Deem o exemplo

Peçam aos pais e amigos mais próximos para serem os primeiros a assinar o livro de honra, para que os restantes dos convidados não se sintam intimidados por serem os primeiros a escrever. Especifiquem os contornos que gostariam que as palavras deles tivessem, para que os convidados possam se inspirar, pois usualmente as pessoas tendem a copiar as entradas que foram escritas antes delas.

Com ainda mais significado

Podem iniciar o livro de honra algum tempo antes do dia do casamento. Sintam-se ousados em anexar imagens, escrever algumas palavras, fixar algum cartão mais especial que tenham recebido, entre outros detalhes que possam ter um significado especial. Podem inaugurar este livro como sendo o diário de toda a preparação do casamento e terminá-lo com as palavras dos convidados e com algumas fotografias do dia.

Partilhar:

Sugestões e comentários

Rosana Alexandre diz ›
Adorei essa ideia!!

Newsletter O Nosso Casamento Brasil

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Artigos recentes

As boas maneiras dos...

Ao ser convidado para um casamento surgem dúvidas como: “Dar um pr

Como fazer um orçamento à...

O essencial em um casamento são os noivos: seus desejos e sentimen

Lingerie da noiva – o...

Já escolheu o 

Impressionar os convidados

A notícia de um casamento é sempre uma grande surpresa.

Um milhão de agradecimentos

Enviar o convite de casamento aos convidados é um ato comum, afina