Endereçar um convite de casamento

Tags:

casamento
convidados
Convites
endereçar convites
enviar convites

Endereçar um convite é um processo delicado e que exige atenção, pois são compostos de vários detalhes, como por exemplo, o envelope, o convite e o cartão de resposta (R.S.V.P ou R.S.F.F). O envelope do convite geralmente possui uma característica bem formal, enquanto o convite interior poderá ser mais íntimo e menos formal. Como organizar todos estes detalhes? Aqui temos algumas explicações e exemplos para ajudar a diminuir as dificuldades que possam ter nestes momentos.

Partilhar:

Parentes

No caso de endereçar um convite a um familiar como, por exemplo, uma tia, o convite deve ser dirigido à convidada pelo seu nome, por exemplo, Ana Paula Borges. O interior do envelope, ou seja, o próprio convite poderá ser dirigido à convidada com o seu respectivo título “Tia Ana Paula”. Para os convidados mais idosos que não tenham um título, como por exemplo, uma amiga da família, poderão ter endereçado o interior do envelope como Sr.ª Ana Paula Borges.

Crianças

Os nomes das crianças não devem ser escritos no exterior do envelope, e sim no próprio convite. O envelope do convite deve ser endereçado aos pais das crianças, por exemplo: à Sr.ª e Sr. Antunes ou Sr. Antunes e família. Os nomes das crianças devem ser escrito por extenso, mas sem o Sr. ou Sr.ª. Em convites que são direcionados apenas aos pais, o nome das crianças e o complemento “e família” não devem ser mencionados em nenhum local do convite.

Amigos

Apesar da informalidade com que tratam os amigos mais próximos, os convites de casamento feitos a esses amigos devem ser endereçados no exterior do envelope do convite, da mesma maneira que o são no interior, ou seja, se endereçarem o convite à amiga Marina e ao seu marido André, devem endereçá-lo escrevendo os seus nomes por extenso, ou seja: Sr.ª Marina Paiva e Sr. André Paiva. O endereçar do interior do envelope deverá ser feito com os mesmos nomes por extenso.

Endereçar

Devem utilizar o nome completo dos convidados. As abreviaturas dos nomes não são adequadas, exceto Sr. ou Sr.ª. Os nomes devem ser expressos inteiramente como, por exemplo: em vez de utilizarem Zé Carlos devem utilizar Sr. José Carlos. Também não é adequado utilizarem nomes sem o Sr. ou Sr.ª.

Símbolos, datas e horas

É preferivel utilizarem a letra “e” para unir os nomes do que o símbolo “&”. No endereço devem escrever Rua em vez de R. ou Avenida em vez de Av. Usem símbolos ou figuras só quando escreverem códigos postais ou números de rua. A data no convite deverá sempre ser expressa por extenso, por exemplo: trinta e um de Julho de dois mil e quinze. As horas seguem o mesmo formato devem escrever, por exemplo: pelas catorze e trinta.

Nomes

Se souberem o nome completo devem utilizá-lo, senão devem utilizar o nome principal e o sobrenome, os iniciais não são necessários.

Preparar o envio do convite

Devem inserir primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.

Colocar o cartão de R.S.V.P.

Se incluírem um cartão R.S.V.P., devem colocar no envelope um selo para que o convidado possa reenviá-lo. O cartão de R.S.V.P. deve ser colocado no envelope em primeiro lugar antes de ser colocado o convite, para que em primeiro lugar seja visualizado o convite de casamento em vez do cartão de resposta, para não deixar o convidado confuso.

Exemplos de como endereçar um convite de casamento:

Convidado

Exterior do envelope

Interior Envelope - Convite

Casal casado com o sobrenome do marido e com filhos menores de 18 anos

Sr.ª Maria e Sr. Antônio Cunha

Sr.ª Maria Cunha e Sr. António Cunha, Ana e João

Casal casado com sobrenome distinto

Sr.ª Carla Patrício e Sr. Pedro Silva

Sr.ª Carla Patrício e Sr. Pedro Silva

Homem solteiro com extensão para um acompanhante

Sr. Bruno Alves

Sr. Bruno Alves e Acompanhante

Mulher solteira

Sr.ªHelena Marques

Sr.ªHelena Marques

Mulher divorciada

Sr.ª Margarida Coelho

Sr.ª Margarida Coelho

Viúva

Sr.ª Márcia Amarante

Sr.ª Márcia Amarante

Um ou dois irmãos com mais de 18 anos que ainda vivem com os pais

Os Srs. José e Francisco Matias

Os Srs. José e Francisco Matias

Duas ou mais irmãs com mais de 18 anos que ainda vivem com os pais

As Srtas. Cristina e Eliana Oliveira

As Srtas. Cristina e Eliana Oliveira

Casal de união estável

Sr.ª Patrícia Couto e Paulo Castro

Sr.ª Patrícia Couto e Paulo Castro

 

Partilhar:

Sugestões e comentários

Newsletter O Nosso Casamento Brasil

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Artigos recentes

As boas maneiras dos...

Ao ser convidado para um casamento surgem dúvidas como: “Dar um pr

Como fazer um orçamento à...

O essencial em um casamento são os noivos: seus desejos e sentimen

Lingerie da noiva – o...

Já escolheu o 

Impressionar os convidados

A notícia de um casamento é sempre uma grande surpresa.

Um milhão de agradecimentos

Enviar o convite de casamento aos convidados é um ato comum, afina