Casar em casa

Tags:

casa
casamento
casar em casa
cerimônia em casa
noivos

Para alguns noivos, não há lugar melhor para celebrar o dia do casamento do que em uma casa, seja na tradicional casa de família do noivo ou da noiva. Um casamento em casa pode também ser realizado em uma casa à beira-mar de um amigo, na casa dos próprios noivos, ou na casa de campo de um familiar. Se pretendem que o casamento tenha um toque de história e de intimidade, um casamento em casa é, sem dúvida, uma solução cheia de charme. Vejam aqui algumas dicas para organizar um casamento em casa.

Partilhar:

Questões fundamentais

Responder algumas questões são fundamentais para iniciar o planejamento de um casamento em casa, como por exemplo: Quantas pessoas pretendem convidar? Qual a capacidade do espaço dentro da casa? É possível montar uma tenda no exterior da casa para acolher todos os convidados com conforto? A cerimônia e a recepção serão no mesmo lugar? A cozinha possui capacidade para preparar o menu ou o buffet será encomendado? A quantidade de banheiros é suficiente para o número de convidados? O climatizador comporta toda a capacidade do espaço para mantê-lo fresco ou aquecido?

Sentar ou ficar de pé

Se celebrarem a cerimônia em casa, juntamente com a recepção do casamento, devem decidir se os convidados irão ficar sentados ou de pé durante a cerimônia. Neste caso, devem considerar a quantidade de cadeiras para a cerimônia e também para a recepção. Se pretenderem usar as mesmas cadeiras para a cerimônia e para a recepção devem providenciar a quantidade exata de cadeiras e também as pessoas responsáveis pela mudança de local das mesmas.

 Alugar uma pista de dança

A ideia de terem uma pista de dança na relva torna-se agradável caso a proposta do casamento esteja relacionada com a natureza, neste caso lembrem-se de mencionarem no convite que para dançar os convidados terão de estar descalços. Caso contrário considerem alugar uma pista de dança para oferecer um ótimo espaço para os convidados dançarem e divertirem-se.

Insetos

Dependendo da estação do ano, poderão existir insetos, como por exemplo, mosquitos e pernilongos. Para evitar este desconforto espalhem velas de citronela e repelente perfumado pelo local.

Estilo vs Local

Escolham as cores e um estilo de casamento de acordo com o aspecto do local. A casa e os exteriores são o palco e a inspiração do casamento. Se o casamento for em uma casa no campo a decoração pode ser baseada em musgo e flores campestres. Se o casamento será em uma casa tipo solar, provavelmente uma tenda no jardim, com grandes candelabros, será uma opção muito elegante.

Detalhes especiais

A primeira impressão é a que fica! Por isso, certifiquem-se que quando os convidados chegarem à casa do casamento, eles sintam o espírito. Pensem nos detalhes especiais como uma oportunidade de surpreender os convidados, como por exemplo, decorar as árvores da entrada com luzes ou velas nos galhos, nas portas da casa podem colocar arcos de flores, o tapete da cerimônia pode ser em pétalas de rosas coloridas… detalhes especiais que são um gesto ousado e acolhedor.

Saibam calcular

A não ser que o casamento seja uma cerimônia intimista, não se torna necessariamente mais econômico celebrar um casamento em casa. Considerem os custos de uma tenda, WCs portáteis, material de cozinha, garçons, limpeza, decoração, eletricidade, aluguel de mesas e cadeiras, entre outros... Avaliem o custo vs benefício para o planejamento de casar em casa.

Licenças

Para a celebração do casamento em casa ficar longe de problemas com vizinhos, devem avisá-los do evento. Outro detalhe que devem considerar é em verificar as licenças para o ruído, bem como todas as legalidades necessárias à realização de um evento.

Regras de acesso ao espaço

As regras de acesso ao espaço da casa devem ser claras aos convidados. Se pretendem limitar o acesso a casa, tranquem todas as portas ou coloquem cordões semelhantes a decoração do casamento para empedir a entrada. Outra opção é expor uma placa alertando dos limites físicos da propriedade e da casa aos convidados, escrevam uma mensagem bonita e gentil para que os convidados tenham consciência de onde devem e não devem transitar.

Alugar uma tenda

Se desejam alugar uma tenda para a decoração do casamento, tenham atenção aos detalhes da previsão do tempo (calor ou frio), se o casamento será de dia ou de noite, a quantidade de convidados, dimensão da banda, local para dançar e o restante de tudo o que desejam incluir na tenda. Pesquisem a respeito dos diversos tipos de tendas, como por exemplo as tendas à prova de água, as tendas com laterais removíveis conforme o tempo, etc. Ao cuidarem de todos os detalhes, lembrem-se de confirmar se a tenda vem com todos os equipamentos elétricos que necessitam para que tudo saia como o planejado.

Iluminação

Tenham atenção à iluminação de todo o local do casamento: no local da cerimônia e da recepção do casamento, dos banheiros, locais onde os convidados possam passar, bem como no local onde estacionam os carros.

Objetos preciosos

Retirem da decoração do casamento os objetos preciosos da casa, como também os carpetes e cômodos que desejam livrar de acidentes.

A casa como tema de casamento

Se o tema do casamento será a casa onde o casamento será celebrado, considerem a hipótese de inserir a casa em diversos elementos do casamento: um esboço da casa para os convites de casamento e cartões de agradecimento, cartões de escolta, o bolo de casamento, entre outros.

Casa emprestada

Se a casa não for a própria, reúnam-se com o dono da casa antes de iniciarem o planejamento do casamento. Falem sobre todas as ideias e possibilidades, definam as partes da casa de acesso, entre outros detalhes. Falem sobre os riscos de um evento com bastantes pessoas e de fazer um seguro de responsabilidade civil.

Catering

Para ficarem livres de preocupações, o melhor é deixar o catering encarregado de contratar as empresas especializadas nos serviços de casamento. Preparem tudo, falem com a empresa responsável pelo catering, definam que recursos de cozinha são necessários para preparara a comida, bem como os equipamentos elétricos devido à necessidade de eletricidade extra. Discutam também quantas pessoas extras serão necessárias contratar, ou se a empresa trata de providenciar todo o pessoal. Se o contrato do pessoal está por conta do casal, considerem contratar alunos de escolas hoteleiras.

Remodelações

Se pretendem fazer remodelações na casa, decidam o orçamento disponível para este investimento, e tenham a certeza que o layout da casa e do exterior é suficiente para permitir acomodar o número de convidados do casamento. Se for necessário fazer remodelações contratem uma equipe especializada. Antes de emplementarem o serviço façam um calendário que permita terminar as remodelações pelo menos um mês antes do casamento. Verefiquem também se a decoração dos espaços interiores da casa estão adequados ou se irão precisar de mudanças, principalmente nas salas onde os convidados podem parar para conversar e conviver.

Vejam uma lista do que devem ter em conta se pretendem ter um casamento em casa:

  • Lugares sentados. Aluguem cadeiras suficientes para que todos possam ter um lugar para sentar.
  • Cozinha. Certifiquem-se que as entradas/saídas da cozinha são amplas e não têm nada bloqueando o acesso.
  • Banheiros. Contem com um banheiro para cada 20 a 50 convidados. Se não existirem mais banheiros, aluguem banheiros portáteis de exterior. Optem por fazer destas os banheiros masculinos.
  • Valores. Não utilizem os objetos pessoais, como pratos, porcelanas antigas, ou cristais. Optem por alugar o material de catering, para evitarem acidentes.
  • Animais de estimação. Coloquem os animais de estimação na casa de um amigo, ou em um hotel de animais.
  • Limpeza. Contratem um serviço especializado em limpezas para limparem a casa antes e após o casamento. A limpeza não deve ser um motivo de estresse, por isso, deixem-a para os profissionais.
  • Eletricidade. Se optaram por uma tenda de exterior, lembrem-se de providenciarem energia suficiente para as iluminações, bem como para o material de som da banda ou DJ. Levem um eletricista ao local para verificar se precisam de geradores adicionais para suportar todo o consumo de energia.
  • Estacionamento. Façam uma simulação dos lugares disponíveis para as viaturas dos convidados, avisem os vizinhos do aumento do tráfego nessa zona, no dia do casamento.
  • Espaços. Lembrem-se de que é necessário espaço para montar a tenda, colocar as cadeiras, toalhas e louças, e um local para colocar a banda ou o DJ para fazer o baile.

 

Partilhar:

Sugestões e comentários

Newsletter O Nosso Casamento Brasil

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Artigos recentes

As boas maneiras dos...

Ao ser convidado para um casamento surgem dúvidas como: “Dar um pr

Como fazer um orçamento à...

O essencial em um casamento são os noivos: seus desejos e sentimen

Lingerie da noiva – o...

Já escolheu o 

Impressionar os convidados

A notícia de um casamento é sempre uma grande surpresa.

Um milhão de agradecimentos

Enviar o convite de casamento aos convidados é um ato comum, afina